Reembolso de medicamentos e as vantagens do convênio Cemig Saúde
A Cemig Saúde oferece aos seus beneficiários diversas opções para facilitar a compra de medicamentos (disponível para beneficiários do plano PSI), seja por meio do reembolso e farmácias conveniadas. Para garantir que o processo de reembolso seja feito de forma correta, é importante entender algumas regras e condições.
Quando o reembolso é válido?
O reembolso de medicamentos adquiridos nas farmácias conveniadas é possível, desde que a compra não tenha sido realizada via convênio, ou seja, com o uso do cartão do plano. Nesses casos, para que o pedido seja aceito, a nota ou o cupom fiscal deve apresentar uma das seguintes formas de pagamento: pix, dinheiro, cartão de crédito ou débito.
Além disso, a receita médica apresentada precisa conter algumas informações obrigatórias, como o nome do medicamento e do beneficiário, a data de emissão, a assinatura do profissional de saúde e o número de inscrição no conselho profissional, que deve estar válido e ativo.
A facilidade das farmácias conveniadas
Para simplificar o dia a dia dos beneficiários, a Cemig Saúde tem convênios com várias farmácias, permitindo que a compra de medicamentos seja realizada sem qualquer pagamento no ato da compra. Nesses casos, o valor não coberto é descontado diretamente da folha de pagamento.
As farmácias conveniadas incluem: Drogaria Araújo, Minas Brasil, Guedes e Paixão, Indiana, Irmãos Mattar, Pacheco, Drogaria São Paulo, Droga Raia e Drogasil. A orientação é que as aquisições sejam feitas, sempre que possível, em um desses estabelecimentos, garantindo mais praticidade ao beneficiário.
O que é a compra via convênio?
A compra via convênio ocorre quando o beneficiário adquire o medicamento em uma farmácia conveniada usando o cartão do plano. Nesse caso, não é necessário realizar qualquer pagamento no momento da compra, pois o percentual do valor que couber ao beneficiário será automaticamente descontado no contracheque dele, e o restante debitado no saldo do teto. Por esse motivo, a Cemig Saúde não oferece reembolso para medicamentos adquiridos via convênio.
Entretanto, quando a compra é realizada em uma farmácia conveniada, mas o beneficiário faz o pagamento via PIX, cartão de débito, crédito ou dinheiro no ato da compra pode, posteriormente, solicitar o reembolso.
Atenção ao saldo do teto familiar
Para realizar compras via convênio, é necessário que o teto familiar tenha saldo disponível. O teto adicional, por sua vez, somente pode ser utilizado para pedidos de reembolso e não se aplica às compras feitas via convênio.
Essas medidas são importantes para garantir que o beneficiário tenha acesso facilitado aos medicamentos de que precisa, seja por meio das farmácias conveniadas e reembolso, promovendo mais praticidade e segurança em suas compras de saúde.