Institucional
IDSS 2023 ano-base 2022
O IDSS integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). É um índice composto por um conjunto de indicadores, agrupados em quatro dimensões, e calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
Importante destacar que a Cemig Saúde se mantém consistentemente na faixa 1, apresentando um desempenho entre 0,8 e 1 no IDSS, que corresponde à melhor faixa de classificação.
RESULTADO IDSS 2023 (ANO-BASE 2022): 0,8737
Boas práticas em APS
Em 2023 a Cemig Saúde tornou-se a primeira operadora de autogestão do país a conquistar o selo de certificação de boas práticas em Atenção Primária à Saúde. O selo é concedido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da A4Quality, entidade acreditadora reconhecida pela ANS. A manutenção do selo é um estímulo constante para que continuemos a aprimorar os nossos processos, buscando alcançar padrões cada vez mais elevados de atendimento, eficiência e satisfação dos clientes.
GPTW
A Cemig Saúde vem sendo reconhecida, por três anos consecutivos, com a premiação GPTW Saúde - Melhores Empresas para se Trabalhar, na categoria de médias e grandes empresas. O Great Place to Work (GPTW), por meio de um trabalho de consultorias e direcionamentos, auxilia empresas a colocarem as pessoas como o centro da estratégia de negócios. Esse apoio possibilita que as organizações obtenham melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Saúde Emocional
A Cemig Saúde é certificada em Saúde Emocional pela Jungle (Ecossistema GPTW). Essa conquista reflete o compromisso contínuo da Operadora em promover um ambiente de trabalho saudável e apoiar o bem-estar de seus colaboradores, por entender que a saúde emocional é um aspecto fundamental para o desenvolvimento integral da equipe. O Selo de reconhecimento é concedido a organizações que demonstram a implementação de políticas e boas práticas que visam cuidar da saúde emocional dos funcionários.
Conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados
A Cemig Saúde é reconhecida, também, com o Selo LGPD – RBB, o que atesta a conformidade da Operadora com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este marco reflete o compromisso em manter a segurança e proteção dos dados pessoais de colaboradores e beneficiários.
Selo de Cultura Ética, Integridade e Transparência
A Cemig Saúde alcançou o reconhecimento pelo seu compromisso com a ética, transparência e integridade alinhadas às boas práticas de Governança e Compliance. A conquista do Selo de Cultura Ética, Integridade e Transparência da Ouvidor Digital reflete a atuação da Cemig Saúde em prol de uma cultura baseada em valores e princípios éticos. Ações assertivas, como a contratação de uma empresa externa, independente e especializada para administrar o Canal de Denúncias, foram fundamentais para garantir que todas as denúncias recebidas sejam tratadas de forma sigilosa e com total independência, fomentando um ambiente de trabalho seguro e confiável para beneficiários, colaboradores e parceiros.
A transparência orienta nossas relações, enquanto a integridade serve como alicerce para todas as interações. Além disso, inclusão e diversidade são pilares fundamentais que impulsionam a inovação e o progresso dentro da organização. Ao promover um ambiente ético e justo, garantimos um cuidado mais efetivo e responsável para com nossos beneficiários. Com base em uma relação pautada pela confiança e ética, nosso propósito é transformar nossos clientes em verdadeiros fãs da Cemig Saúde.