Entenda a diferença entre os Canais de Relacionamento da Cemig Saúde
A Cemig Saúde oferece diversos canais de atendimento para garantir que seus beneficiários tenham suas demandas atendidas de forma eficiente. No entanto, cada canal possui uma finalidade específica. Confira abaixo a diferença entre os Canais de Relacionamento, a Ouvidoria e o Canal de Denúncias.
Canais de Relacionamento
Os Canais de Relacionamento são a principal forma de contato para esclarecer dúvidas, fazer solicitações e obter informações sobre os serviços da Cemig Saúde. Antes de entrar em contato, vale a pena conferir se a sua necessidade pode ser resolvida de forma mais rápida e prática pelo Aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário, onde é possível:
- Acessar o Guia de Rede Credenciada;
- Atualizar seus dados cadastrais;
- Solicitar serviços financeiros, como segunda via de boleto e reembolsos;
- Obter declarações e extratos;
- Consultar seu cartão do plano.
Caso precise de atendimento, utilize um dos canais abaixo:
- Autoatendimento via WhatsApp: (31) 99791-6464
- Chat: disponível no canto direito da página oficial da Cemig Saúde.
- Fale Conosco: na área do beneficiário ou aplicativo.
- Atendimento presencial: realizado em Belo Horizonte, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por ordem de chegada. Endereço: Av. Barbacena, 472, 12º andar - Barro Preto - CEP: 30190-130 — BH/MG.
- Central de Relacionamento Telefônico: 0800 030 9009 (atendimento 24h por dia).
Ouvidoria
A Ouvidoria da Cemig Saúde é um canal de segunda instância, destinado a acolher, registrar, analisar e tratar de forma imparcial, reclamações, reanálise de procedimentos em saúde, elogios, sugestões e denúncias sobre os serviços prestados pela Operadora. Além disso, esse canal também realiza novas análises de procedimentos do plano e da rede credenciada.
Antes de acionar a Ouvidoria, é necessário registrar sua demanda em um dos canais de relacionamento. Caso a resolução da sua solicitação não seja satisfatória, anote o número do protocolo e entre em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@cemigsaude.org.br ou clicando aqui.
Canal de Denúncias
Diferente da Ouvidoria, o Canal de Denúncias é destinado exclusivamente ao recebimento de relatos sobre possíveis irregularidades. Operado por uma empresa externa, esse canal permite que denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada. São aceitas denúncias sobre:
- Violações ao Código de Ética e Norma de Conduta;
- Fraudes, corrupção, suborno e conflitos de interesse;
- Assédio moral ou sexual;
- Discriminação e outras práticas contrárias à ética corporativa;
- Qualquer suspeita de irregularidade no ambiente organizacional.
As denúncias podem ser feitas por meio do site https://ouvidordigital.com.br/canaldedenunciascemigsaude/.
Para registrar uma reclamação, utilize primeiro os canais de atendimento mencionados acima. Caso sua demanda não seja resolvida, anote o número do protocolo e acione a Ouvidoria.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Se você tiver dúvidas sobre o tratamento dos seus dados pessoais, pode contar com o canal específico para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Encarregada de Proteção de Dados (DPO) está disponível para atender questões relacionadas ao tema. Entre em contato pelos formulários disponíveis na página https://cemigsaude.org.br/direitos-dos-titulares-de-dados ou pelo e-mail dpo@cemigsaude.org.br.
A Cemig Saúde reforça seu compromisso com a transparência e a ética, garantindo canais adequados para cada tipo de necessidade. Em caso de dúvidas, consulte o site ou entre em contato pelos meios indicados.