Entenda a diferença entre os Canais de Relacionamento da Cemig Saúde
31/01/2025
Entenda a diferença entre os Canais de Relacionamento da Cemig Saúde

A Cemig Saúde oferece diversos canais de atendimento para garantir que seus beneficiários tenham suas demandas atendidas de forma eficiente. No entanto, cada canal possui uma finalidade específica. Confira abaixo a diferença entre os Canais de Relacionamento, a Ouvidoria e o Canal de Denúncias.

Canais de Relacionamento

Os Canais de Relacionamento são a principal forma de contato para esclarecer dúvidas, fazer solicitações e obter informações sobre os serviços da Cemig Saúde. Antes de entrar em contato, vale a pena conferir se a sua necessidade pode ser resolvida de forma mais rápida e prática pelo Aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário, onde é possível:

  • Acessar o Guia de Rede Credenciada;
  • Atualizar seus dados cadastrais;
  • Solicitar serviços financeiros, como segunda via de boleto e reembolsos;
  • Obter declarações e extratos;
  • Consultar seu cartão do plano.

Caso precise de atendimento, utilize um dos canais abaixo:

  • Autoatendimento via WhatsApp: (31) 99791-6464
  • Chat: disponível no canto direito da página oficial da Cemig Saúde.
  • Fale Conosco: na área do beneficiário ou aplicativo.
  • Atendimento presencial: realizado em Belo Horizonte, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por ordem de chegada. Endereço: Av. Barbacena, 472, 12º andar - Barro Preto - CEP: 30190-130 — BH/MG.
  • Central de Relacionamento Telefônico: 0800 030 9009 (atendimento 24h por dia).

Ouvidoria

Ouvidoria da Cemig Saúde é um canal de segunda instância, destinado a acolher, registrar, analisar e tratar de forma imparcial, reclamações, reanálise de procedimentos em saúde, elogios, sugestões e denúncias sobre os serviços prestados pela Operadora. Além disso, esse canal também realiza novas análises de procedimentos do plano e da rede credenciada.

Antes de acionar a Ouvidoria, é necessário registrar sua demanda em um dos canais de relacionamento. Caso a resolução da sua solicitação não seja satisfatória, anote o número do protocolo e entre em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@cemigsaude.org.br ou clicando aqui.

Canal de Denúncias

Diferente da Ouvidoria, o Canal de Denúncias é destinado exclusivamente ao recebimento de relatos sobre possíveis irregularidades. Operado por uma empresa externa, esse canal permite que denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada. São aceitas denúncias sobre:

  • Violações ao Código de Ética e Norma de Conduta;
  • Fraudes, corrupção, suborno e conflitos de interesse;
  • Assédio moral ou sexual;
  • Discriminação e outras práticas contrárias à ética corporativa;
  • Qualquer suspeita de irregularidade no ambiente organizacional.

As denúncias podem ser feitas por meio do site https://ouvidordigital.com.br/canaldedenunciascemigsaude/.

Para registrar uma reclamação, utilize primeiro os canais de atendimento mencionados acima. Caso sua demanda não seja resolvida, anote o número do protocolo e acione a Ouvidoria.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Se você tiver dúvidas sobre o tratamento dos seus dados pessoais, pode contar com o canal específico para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Encarregada de Proteção de Dados (DPO) está disponível para atender questões relacionadas ao tema. Entre em contato pelos formulários disponíveis na página https://cemigsaude.org.br/direitos-dos-titulares-de-dados ou pelo e-mail dpo@cemigsaude.org.br.

A Cemig Saúde reforça seu compromisso com a transparência e a ética, garantindo canais adequados para cada tipo de necessidade. Em caso de dúvidas, consulte o site ou entre em contato pelos meios indicados.