Conheça o processo de dimensionamento e a suficiência de rede
Há um processo estruturado para garantir que suas necessidades de acesso à rede e assistência sejam atendidas. Hoje, vamos explicar como funciona o dimensionamento e a suficiência de rede, dois pilares que organizam a rede assistencial da Cemig Saúde e asseguram o acesso ao atendimento.
O que é processo dimensionamento e suficiência de rede?
Dimensionamento: é responsável por garantir que a quantidade de médicos, hospitais, clínicas e outros serviços disponíveis seja suficiente para atender a todos os beneficiários. Por meio dele, são analisados fatores como:
- Número de usuários em uma localidade;
- Complexidade dos serviços necessários;
- Frequência de utilização dos serviços.
Suficiência: verifica se os prestadores estão realmente produzindo o que foi planejado. Em outras palavras, compara-se o número de atendimentos realizados com o número esperado, baseado no histórico de utilização dos beneficiários.
Como o processo funciona na prática?
O processo de revisão de rede leva em consideração o modelo de acordo com a complexidade da localidade, é dinâmico e rotineiramente reavaliado. Ele considera tanto o aumento do número de beneficiários quanto as mudanças no comportamento de uso dos serviços de saúde.
As ações podem incluir:
- Inclusão de novos prestadores em localidades onde há demanda crescente;
- Exclusão de prestadores que não atendem mais aos padrões ou não possuem mais demanda;
- Substituição e redimensionamento de serviços para manter o equilíbrio na oferta e a qualidade do atendimento.
E o que diz a ANS?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de suas resoluções normativas, tem como objetivo assegurar os direitos dos beneficiários dos planos de saúde. A agência não estabelece uma quantidade específica de prestadores credenciados, ela visa garantir que os beneficiários tenham acesso aos serviços de saúde dentro dos prazos regulamentados.
Por que esse processo é importante para você?
O dimensionamento e a suficiência de rede são ferramentas que buscam assegurar que sua experiência como beneficiário seja a melhor possível. O objetivo é manter um equilíbrio entre a necessidade dos beneficiários e a disponibilidade de rede, mantendo a transparência em cada etapa do processo.
Ajude a Cemig Saúde a manter sua rede atualizada, nos informe sobre qualquer inconsistência de telefone, endereço ou profissionais que não atendem pela funcionalidade reportar erro que está disponível no Guia de Rede Credenciada.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a rede de prestadores, lembre-se: a Cemig Saúde está comprometida em ouvir você e manter a qualidade no atendimento.
- Chat e Fale Conosco: disponíveis no Portal www.cemigsaude.org.br.
- Central de Relacionamento Telefônico: 0800 030 9009.