Como será feita a cobrança retroativa do reajuste técnico do PSI
25/08/2025
Como será feita a cobrança retroativa do reajuste técnico do PSI

Conforme divulgado anteriormente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) revogou a decisão liminar que impedia a aplicação do reajuste técnico nas mensalidades do Prosaúde Integrado da Cemig (PSI).

Com a publicação do acórdão da decisão em 14/08/2025, a Cemig Saúde retomará a cobrança do reajuste técnico.

Implementação do reajuste técnico:

  • Atendendo à solicitação da Patrocinadora Cemig, o novo valor da mensalidade será aplicado a partir de setembro de 2025.
  • Na competência de setembro, será realizada a cobrança dos valores referentes aos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2025.
  • A cobrança será efetuada diretamente na folha de pagamento. Nos casos em que isso não for possível, será emitido um boleto bancário para quitação.

Informação importante:
Lembramos que a falta de pagamento das contribuições pode acarretar a exclusão do plano, conforme previsto no Art. 26, inciso IV, do Regulamento do PSI e em conformidade com a Resolução Normativa nº 593/2023 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É possível negociar o débito? 

Sim. Conforme regra de negociação vigente, beneficiários com 30 dias ou mais de atraso podem negociar suas dívidas com condições facilitadas, evitando a exclusão e todos os transtornos decorrentes dela: 

  • Parcelamento em até 24 vezes 
  • Valor mínimo de R$ 100,00 por parcela 

Durante a vigência da negociação, a contagem do prazo para exclusão é suspensa. Mas, caso as parcelas não sejam pagas, o beneficiário poderá ser novamente excluído e ficará sujeito a ter o nome incluído no Cadastro de Proteção ao Crédito do SERASA. 

Onde negociar? 

Você pode negociar seus débitos diretamente pelo aplicativo ou pela Área do Beneficiário da Cemig Saúde. A funcionalidade está disponível na página inicial de ambos os canais e no menu de serviços. 

Ela pode ser utilizada para débitos com vencimento superior a 30 dias. 
Para boletos em aberto com menos tempo de atraso, a consulta pode ser feita na opção 2ª via de boleto, também disponível nesses dois canais. 

Além disso, a negociação está disponível pelos canais oficiais de relacionamento: 
• Chat no portal Cemig Saúde: www.cemigsaude.org.br 
• Fale Conosco, disponível na Área do Beneficiário ou no aplicativo. 

Importante: em qualquer um dos canais, a negociação somente pode ser feita pelo titular do plano.