Cemig Saúde marca presença no 27º Congresso da Unidas
A Cemig Saúde esteve representada no 27º Congresso da Unidas por Juliana Albuquerque, Gerente de Saúde, e Daniela Carneiro Tibo, Gerente de Regulação e Rede. Também participaram do evento conselheiros da Cemig Saúde, o Diretor de Relacionamento com o Beneficiário, Edvaldo Pereira da Silva, e o Diretor-presidente Anderson Ferreira, que foi reeleito como conselheiro da Unidas, além de outros membros da equipe da Operadora. O evento, um dos mais importantes do setor de autogestão em saúde, ocorreu na última semana e destacou iniciativas transformadoras na gestão da saúde suplementar.
No dia 27/11, Juliana Albuquerque participou do painel Inovações Transformadoras nas Autogestões: Histórias de Sucesso, ao lado de Fernando Zingano (CABERGS) e sob a moderação de Marco Souza (Vivest). Durante sua apresentação, Juliana compartilhou a experiência da Cemig Saúde com o case da linha de cuidados paliativos Juntos.
Os cuidados desta linha consistem em uma assistência integral e humanizada, promovida por uma equipe multidisciplinar capacitada. O foco é proporcionar qualidade de vida ao beneficiário e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida. A abordagem inclui a prevenção e o alívio do sofrimento, o tratamento da dor e o manejo de sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Juliana destacou a importância do cuidado paliativo, explicando como ele é essencial para garantir dignidade e bem-estar ao paciente. Ela detalhou a implementação da linha de cuidado na Cemig Saúde e apresentou resultados concretos obtidos. A palestra foi encerrada com um vídeo emocionante da beneficiária Sônia, que ilustrou o impacto positivo dessa abordagem na vida dos pacientes.
Também no dia 27/11, Daniela Carteiro Tibo participou do lançamento do Manual Executivo sobre Metodologia DRG. Como coordenadora da Comissão de Modelos de Remuneração e Gestão de Rede da Unidas, Daniela destacou o trabalho da comissão, que busca discutir e aprimorar modelos de pagamento e a gestão da rede de prestadores.
O manual é um guia prático que aborda o conceito do DRG (Diagnosis Related Groups), fatores críticos de sucesso, benefícios e riscos da implementação. Além disso, traz uma comparação entre fornecedores dessa metodologia no Brasil.
Daniela ressaltou que a Cemig Saúde implementou o DRG em 2019, utilizando-o como apoio na desospitalização e em seu modelo de remuneração por desempenho. Desde então, a Operadora tem colhido resultados positivos, especialmente na melhoria das discussões com hospitais e no fortalecimento da gestão de recursos.
A participação da Cemig Saúde no 27º Congresso da Unidas reforça seu compromisso com a inovação e a busca constante por melhorias nos serviços prestados aos beneficiários. Compartilhar experiências bem-sucedidas e contribuir para o desenvolvimento do setor são pilares essenciais da atuação da Operadora.