
Atualização cadastral: passo a passo para beneficiários da Cemig Saúde
Dados corretos garantem comunicação ágil e mais eficiência na prestação de serviços de saúde
Manter os dados cadastrais em dia permite que a Cemig Saúde ofereça atendimento de qualidade e eficiência a você e à sua família. O processo é simples, totalmente on-line e pode ser realizado pelo aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário no Portal. Dessa forma, as informações são atualizadas com praticidade, segurança e sem necessidade de deslocamento.
Dados corretos e atualizados permitem uma comunicação ágil e o bom funcionamento de todos os serviços, além de adequar a operadora às exigências das legislações obrigatórias perante a ANS.
Por exemplo: sempre que houver alteração em endereço, telefone, e-mail ou outras informações, é responsabilidade do beneficiário realizar a atualização cadastral. Esse cuidado é indispensável para o monitoramento da saúde de forma integral e para a manutenção da qualidade do atendimento prestado.
Também há situações específicas em que a atualização se torna obrigatória, como a comunicação de falecimento de beneficiários ou o recadastramento semestral de dependentes universitários. Confira os detalhes a seguir.
Como atualizar seus dados cadastrais?
O processo é simples e pode ser feito pelo aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário no Portal. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo ou o Portal.
- Vá na opção “Atualização Cadastral”.
- Clique em Nova atualização.
- Escolha o beneficiário.
- Atualize os dados e clique em “Enviar”.
- Ao final, será gerado um protocolo de atualização, que ficará disponível no histórico de alterações, podendo ser salvo.
Alterações em casos específicos
Algumas situações exigem comunicação imediata à Cemig Saúde: mudança de país, perda de vínculo com o titular ou falecimento. Nesses casos, é necessário preencher o formulário de solicitação de exclusão correspondente ao seu plano (Prosaúde Integrado ou Atenção Família, Clássico e Premium)
Em caso de falecimento, é indispensável enviar a certidão de óbito pelo chat (no Portal ou no aplicativo) ou pelo Fale Conosco, no prazo de até quatro dias úteis após o ocorrido.
A ausência ou atraso na comunicação pode gerar consequências financeiras e descumprimento das legislações perante a ANS. Saiba mais abaixo!
Comunicação de falecimento
A perda de um ente querido é um momento sempre delicado. Pensando em apoiar os beneficiários, a Cemig Saúde disponibiliza um processo simples e totalmente on-line para registrar o falecimento de um beneficiário e atualizar o cadastro.
- Primeiro, preencha o formulário de "Solicitação de Exclusão" correspondente ao plano de saúde, que pode ser: Prosaúde Integrado (PSI) ou Atenção Família, Clássico e Premium.
- No campo sobre o motivo da exclusão, selecione a opção "Óbito".
- Depois, basta enviar o formulário e a certidão de óbito para formalizar a solicitação. Você pode encaminhar os documentos por um de nossos canais:
- Chat on-line, disponível no portal da Cemig Saúde.
- Fale Conosco, dentro da sua Área do Beneficiário.
Dessa forma, o processo é realizado de maneira ágil, minimizando possíveis transtornos futuros.
Não se esqueça: caso seja necessário, o Conexão Saúde disponibiliza psicólogos para acolhimento e suporte emocional durante esse período.
Um compromisso com você
Na Cemig Saúde, acreditamos que cada detalhe importa quando o assunto é cuidado. A atualização cadastral é simples e permite que possamos estar ao seu lado em todas as fases da vida, desde o acompanhamento preventivo até os atendimentos mais complexos.
Mantenha seus dados em dia e facilite o nosso cuidado com você.