Atualização cadastral: passo a passo para beneficiários da Cemig Saúde
23/09/2025
Atualização cadastral: passo a passo para beneficiários da Cemig Saúde

Dados corretos garantem comunicação ágil e mais eficiência na prestação de serviços de saúde 

Manter os dados cadastrais em dia permite que a Cemig Saúde ofereça atendimento de qualidade e eficiência a você e à sua família. O processo é simples, totalmente on-line e pode ser realizado pelo aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário no Portal. Dessa forma, as informações são atualizadas com praticidade, segurança e sem necessidade de deslocamento.

Dados corretos e atualizados permitem uma comunicação ágil e o bom funcionamento de todos os serviços, além de adequar a operadora às exigências das legislações obrigatórias perante a ANS.

Por exemplo: sempre que houver alteração em endereço, telefone, e-mail ou outras informações, é responsabilidade do beneficiário realizar a atualização cadastral. Esse cuidado é indispensável para o monitoramento da saúde de forma integral e para a manutenção da qualidade do atendimento prestado.

Também há situações específicas em que a atualização se torna obrigatória, como a comunicação de falecimento de beneficiários ou o recadastramento semestral de dependentes universitários. Confira os detalhes a seguir.

 

Como atualizar seus dados cadastrais?

O processo é simples e pode ser feito pelo aplicativo Cemig Saúde ou pela Área do Beneficiário no Portal. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo ou o Portal.
  2. Vá na opção “Atualização Cadastral”.
  3. Clique em Nova atualização.
  4. Escolha o beneficiário.
  5. Atualize os dados e clique em “Enviar”.
  6. Ao final, será gerado um protocolo de atualização, que ficará disponível no histórico de alterações, podendo ser salvo.

 

Alterações em casos específicos

Algumas situações exigem comunicação imediata à Cemig Saúde: mudança de país, perda de vínculo com o titular ou falecimento. Nesses casos, é necessário preencher o formulário de solicitação de exclusão correspondente ao seu plano (Prosaúde Integrado ou Atenção Família, Clássico e Premium)

Em caso de falecimento, é indispensável enviar a certidão de óbito pelo chat (no Portal ou no aplicativo) ou pelo Fale Conosco, no prazo de até quatro dias úteis após o ocorrido. 

A ausência ou atraso na comunicação pode gerar consequências financeiras e descumprimento das legislações perante a ANS. Saiba mais abaixo!

 

Comunicação de falecimento

A perda de um ente querido é um momento sempre delicado. Pensando em apoiar os beneficiários, a Cemig Saúde disponibiliza um processo simples e totalmente on-line para registrar o falecimento de um beneficiário e atualizar o cadastro.

  • Primeiro, preencha o formulário de "Solicitação de Exclusão" correspondente ao plano de saúde, que pode ser: Prosaúde Integrado (PSI) ou Atenção Família, Clássico e Premium.
     
  • No campo sobre o motivo da exclusão, selecione a opção "Óbito".
     
  • Depois, basta enviar o formulário e a certidão de óbito para formalizar a solicitação. Você pode encaminhar os documentos por um de nossos canais:
     
  • Chat on-line, disponível no portal da Cemig Saúde.
  • Fale Conosco, dentro da sua Área do Beneficiário.

Dessa forma, o processo é realizado de maneira ágil, minimizando possíveis transtornos futuros.

Não se esqueça: caso seja necessário, o Conexão Saúde disponibiliza psicólogos para acolhimento e suporte emocional durante esse período.

Um compromisso com você

Na Cemig Saúde, acreditamos que cada detalhe importa quando o assunto é cuidado. A atualização cadastral é simples e permite que possamos estar ao seu lado em todas as fases da vida, desde o acompanhamento preventivo até os atendimentos mais complexos.

Mantenha seus dados em dia e facilite o nosso cuidado com você.