Resultados transformadores: um ano de Juntos na Cemig Saúde
15/01/2024
Resultados transformadores: um ano de Juntos na Cemig Saúde
Em fevereiro de 2023, a Cemig Saúde deu início à Linha de Cuidados Juntos, uma iniciativa focada em oferecer um cuidado mais humanizado aos beneficiários e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.   

Em menos de um ano de implantação, a linha de cuidados conquistou o 3º lugar do Prêmio Unidas, em novembro de 2023, um reconhecimento que reflete a transformação da jornada de vida de vários pacientes, como é o caso do beneficiário Osvaldo Xavier.

Acompanhado, por sua esposa, Rosilene da Silva Xavier, Osvaldo enfrentava desafios logísticos para seus tratamentos médicos. As frequentes idas à clínica pesavam o orçamento com os gastos com transporte por aplicativo. Em algumas vezes, o casal enfrentava as dificuldades de utilizar o transporte público em emergências de saúde.  

No entanto, desde que começou a receber o suporte e o conforto proporcionados pelo Juntos, sua vida mudou para melhor. Na Linha de Cuidados, é disponibilizado o transporte para os seus tratamentos, e, além disso, o atendimento domiciliar reduz significativamente a necessidade de deslocamentos frequentes.

Além do conforto físico, o tratamento humanizado oferecido pela linha de cuidados trouxe novas perspectivas para a vida de Osvaldo. Seu desejo antigo de revisitar a praia, outrora restringido pela frequência das diálises, tornou-se uma possibilidade real.  

A equipe do Juntos não apenas vislumbrou a oportunidade de realizar o desejo de Osvaldo, mas também planejou a continuidade de seu tratamento em outra cidade para permitir que ele vivesse seus sonhos.

Como a vida é movimento constante, o desejo de viajar para o litoral ficou em segundo plano. Isso porque o aposentado conseguiu finalizar a obra de construção de uma nova casa. Dessa vez, própria, já que ele e a família, atualmente, vivem de aluguel.  

"Adoraria levar minha esposa e meu filho para ver o mar, mas por agora esse desejo terá que esperar. Por outro lado, não há nada como ter a sua casa própria. Estou começando um novo ano com uma casa nova", compartilhou Osvaldo com alegria.

Casos como o de Osvaldo têm se tornado cada vez mais frequentes no Juntos, que desde sua implantação já acolheu mais de 300 pessoas e suas famílias. Os resultados são expressivos: um aumento de 88,6% no controle da dor, melhoria de 80,6% na sensação de bem-estar, 97,9% dos pacientes atendidos expressam alto grau de satisfação com o atendimento recebido, e uma elevação de 86% na qualidade de vida dos beneficiários.