Organizar os gastos com a saúde ajuda a reduzir o estresse e manter o equilíbrio emocional
09/10/2025
Organizar os gastos com a saúde ajuda a reduzir o estresse e manter o equilíbrio emocional

A saúde financeira influencia diretamente o bem-estar e a qualidade de vida. Controlar gastos, planejar o orçamento e criar reservas ajuda a reduzir o estresse, preservar o equilíbrio emocional e enfrentar imprevistos com mais segurança — aspectos tão importantes quanto cuidar do corpo e da mente. E tudo isso começa com educação financeira.


Estudos mostram que a falta de controle financeiro afeta o sono, a concentração e a vida social, além de comprometer o equilíbrio emocional. Problemas financeiros estão associados a maior propensão a vícios, insegurança, baixa autoestima, angústia e sentimento de culpa. Também podem provocar queda de desempenho profissional, aumento da ansiedade, estresse, hipertensão, insônia e até quadros de depressão.

No contexto da saúde, planejar os gastos com consultas, exames e tratamentos favorece decisões mais conscientes e equilibradas, sem a pressão causada por imprevistos.

Nesse cenário, programas de educação financeira, como o oferecido pela Forluz, auxiliam na organização do orçamento, na definição de prioridades e na criação de reservas de emergência. 

Essas ações trazem mais tranquilidade e confiança para a gestão das finanças. Entenda:

  • Quem planeja os gastos tende a manter hábitos mais saudáveis, como realizar check-ups, praticar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada — justamente porque há espaço no orçamento para isso.
  • Ter uma reserva financeira ajuda a enfrentar situações inesperadas, como uma emergência médica ou perda de renda, evitando que o estresse e a insegurança prejudiquem o acesso a cuidados de saúde.
  • Quando as finanças estão equilibradas, há mais liberdade para fazer escolhas, como onde morar, que tipo de alimentação adotar ou que tratamento de saúde realizar. Já quem vive endividado muitas vezes precisa decidir com base na urgência ou no custo, e não naquilo que seria o ideal.

Para apoiar quem deseja desenvolver hábitos mais saudáveis também nas finanças, a Forluz criou, em 2008, o programa Para Viver Melhor, com foco em educação financeira e planejamento pessoal. Conheça: https://institucional.forluz.org.br/ViverMelhor/para-viver-melhor 

 

Por onde começar

O primeiro passo para aplicar a educação financeira é conhecer detalhadamente suas receitas e despesas. 


Para isso, recomenda-se, com base nas orientações do programa Para Viver Melhor, da Forluz:

  • Registrar todos os gastos em uma planilha ou aplicativo de controle financeiro;
  • Definir metas de curto, médio e longo prazo;
  • Avaliar prioridades e identificar oportunidades de economia;
  • Construir um plano financeiro que leve em conta objetivos pessoais e familiares;
  • Buscar orientação de consultorias especializadas, que oferecem suporte profissional e transparente, também pode auxiliar na organização financeira e prevenir conflitos de interesse.

Com organização, conhecimento e orientação adequada, é possível equilibrar saúde e finanças e viver com mais segurança, qualidade de vida e tranquilidade.

O programa de educação financeira da Forluz é uma oportunidade para iniciar essa jornada e fortalecer o bem-estar financeiro e emocional.