Núcleo de Direcionamento: cuidado integral, do diagnóstico à recuperação
Você já se sentiu inseguro em relação a algum diagnóstico ou tratamento? Ficou com dúvidas sobre os riscos e benefícios de uma cirurgia indicada pelo seu médico?
Para os pacientes, lidar com todas as etapas do cuidado com a saúde pode ser complicado. Mesmo com um diagnóstico definido, decidir qual especialista consultar e onde realizar o tratamento exige atenção. Além disso, é preciso considerar diferentes opções de técnicas, materiais e equipamentos, o que torna as escolhas ainda mais complexas.
Pensando nisso, a Cemig Saúde criou o Núcleo de Direcionamento, uma iniciativa voltada para o acompanhamento de tratamentos de alta complexidade.
Maria de Fátima dos Reis Soares foi uma das beneficiárias da Cemig Saúde que testou e aprovou a metodologia do Núcleo de Direcionamento. Segundo ela, o suporte contínuo e as orientações precisas foram fundamentais para que ela se sentisse acolhida e confiante em relação ao tratamento, reforçando a importância do atendimento personalizado. “Eu me senti informada e segura. A explicação detalhada do médico especialista indicado pela Cemig Saúde me tranquilizou e ajudou a entender a necessidade de um tratamento mais conservador para o meu caso”, relata.
E como funciona o Núcleo de Direcionamento?
De acordo com Sabrina Isidório, Supervisora de Acesso, “o Núcleo de Direcionamento reforça o compromisso da Cemig Saúde em oferecer um cuidado integral e personalizado aos beneficiários nos momentos mais importantes. Com acesso a especialistas criteriosamente selecionados e suporte em cada etapa, essa iniciativa promove acolhimento, clareza e autonomia, auxiliando os beneficiários a tomarem decisões mais conscientes e informadas sobre sua saúde.”
O processo começa quando o beneficiário recebe um diagnóstico e aceita a indicação de uma cirurgia. O médico que o está assistindo emite uma guia que descreve o procedimento e inclui os códigos e materiais necessários para a técnica escolhida.
A equipe de auditoria da Cemig Saúde avalia a guia junto com o relatório médico, o planejamento cirúrgico e os exames mais recentes. Em casos mais complexos, o médico auditor aciona o Núcleo de Direcionamento para iniciar o contato com o beneficiário.
Além de esclarecer sobre o processo de autorização e questões contratuais com os prestadores, o paciente é orientado sobre a cobertura de procedimentos, materiais e medicamentos, conforme definido pelo Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Se forem necessárias mudanças na guia, a equipe do núcleo explica os motivos de forma clara ao beneficiário.
Em qualquer estágio do processo, a equipe de auditoria pode solicitar o referenciamento, que significa recomendar uma nova avaliação completa, feita por um médico indicado pela Operadora, para realizar desde o diagnóstico até a proposta de cirurgia, garantindo maior segurança e qualidade no atendimento.
A Cemig Saúde conta com uma equipe de especialistas previamente selecionada para atender os casos complexos encaminhados pelo Núcleo. Na consulta de segunda opinião, os exames e tratamentos anteriores são revisados, os riscos e benefícios de cada proposta terapêutica são discutidos, e a decisão final é tomada junto com o paciente. Após essa etapa, o beneficiário decide com qual profissional deseja continuar.
O núcleo acompanha o paciente desde o início, passando pelo agendamento da segunda opinião e permanecendo disponível após a consulta para auxiliar em decisões importantes, sempre que necessário.