
Entenda as regras para solicitação de reembolso
A Cemig Saúde reforça seu compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos dos planos. Para garantir que os beneficiários estejam bem-informados ao solicitar reembolso de medicamentos ou despesas médicas realizadas fora da rede credenciada, preparamos um guia completo com os critérios e documentos necessários.
O Programa de Reembolso Assistencial em Saúde (PRAS) é voltado ao reembolso de despesas realizadas fora da rede conveniada, quando o beneficiário opta pela livre escolha de profissionais e serviços. Confira os critérios conforme o tipo de atendimento:
Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia
Documentos necessários:
- Relatório médico assinado, com indicação clínica e número de sessões prescritas (validade: até 180 dias)
- Nota fiscal (NFS-e, NF-e, NFC-e) ou recibo com:
- Nome do beneficiário
- Código do procedimento
- Número de sessões com datas e valores detalhados
- Inscrição do profissional no Conselho de Classe (ativo e válido)
- CNPJ ou CPF
- Assinatura e data
Procedimentos, cirurgias e internações
Documentação obrigatória:
- Pedido médico detalhado, com justificativa técnica
- Exames relacionados
- Prontuário e folha de sala cirúrgica com dados dos profissionais, materiais e medicamentos utilizados
- Conta hospitalar discriminando itens e custos
- Notas fiscais com valores discriminados e identificação completa do responsável pelo atendimento (CRM, CPF etc.)
Exames
Para exames fora da rede conveniada, apresente:
- Pedido ou relatório médico com:
- Nome do beneficiário
- Indicação clínica
- Data, assinatura e CRM ativo do médico
- Nota fiscal com QR Code ou código de verificação e valores discriminados
Remoção conforme critérios do regulamento do plano:
- Pedido médico detalhado com justificativa do transporte, o tipo de ambulância, contendo nome do beneficiário, data, CRM ativo e assinatura do médico responsável;
- Notas fiscais (NFS-e, NF-e ou NFC-e) com valores discriminados, assinatura, CRM/CPF ativo dos profissionais ou do estabelecimento responsável.
- Documentação completar do prestador informando a data, dados beneficiários, quilometragem, distância percorrida, tipo de ambulância e quadro clínico do paciente para transporte.
Fique atento aos comprovantes de despesa
Os documentos fiscais apresentados possuem validade de 90 dias contados após sua emissão e os mesmos devem conter obrigatoriamente:
Cupom e Nota fiscal
- QR Code, código de barras, chave de acesso ou código de verificação;
- Informações detalhadas sobre os valores pagos.
- Dados do beneficiário e do prestador.
Recibos
Apenas para consultas e atendimentos seriados, será aceitável a emissão de recibo quando o profissional não possuir CNPJ cadastrado e os mesmos devem conter:
- Nome do beneficiário
- Data da realização
- Dados do profissional: nome completo, CPF, número do conselho
- Detalhamento da despesa
- Carimbo e assinatura do profissional
- Cidade e estado da prestação do serviço
Caso a despesa seja enviada por meio da Receita Saúde, o documento deverá apresentar:
- Nome do beneficiário
- Data da realização
- Dados do profissional: nome e número do conselho
- Detalhamento da despesa e valor
Pedidos que não atendam a esses critérios serão indeferidos.
Para cada solicitação de reembolso, só é permitido anexar um único comprovante fiscal por protocolo.
Manter a documentação correta evita atrasos no processo e garante um atendimento mais ágil e transparente. Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais da Cemig Saúde.