Cemig Saúde investe em inteligência artificial para melhorar a experiência do beneficiário
15/06/2023
Cemig Saúde investe em inteligência artificial para melhorar a experiência do beneficiário
 

Usar a tecnologia para promover uma melhor experiência ao nosso cliente tem sido um dos pilares estratégicos da Cemig Saúde nos últimos anos, como forma de otimizar recursos e oferecer soluções mais ágeis.

 

Atenta à voz dos beneficiários, que apontaram a necessidade de obter respostas mais rápidas às suas solicitações, a Operadora desenvolveu uma solução que irá otimizar o processo de autorização de procedimentos de saúde. 

 

Ao longo dos últimos três anos, temos acompanhado de perto os avanços tecnológicos e os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para o setor de saúde. Com base nessa pesquisa e desenvolvimento, estamos agora prontos para implementar um sistema inovador que usará a inteligência artificial para automatizar parte do processo de autorização. Esse sistema analisará as solicitações de forma rápida e precisa, permitindo-nos oferecer uma resposta mais ágil para as suas demandas.

 

A introdução da inteligência artificial em nosso processo de autorização trará uma série de benefícios significativos para todos: mais celeridade no processo para beneficiários e prestadores. Com a automatização, esperamos alcançar cerca de 20% de autorizações automáticas nos próximos seis meses e aumentar essa porcentagem para 30% dentro de um ano.

 

Mesmo utilizando, há tempo, regras e parametrizações de automatização que garantem a agilidade em 85% das autorizações no momento do atendimento e que contribuem para que os prazos de respostas aos beneficiários praticados pela Operadora sejam significativamente menores do que estabelecem a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 10 dias úteis para procedimentos e internações simples e 21 dias úteis para procedimentos de alta complexidade, a prática da Operadora é em média 48 horas úteis.

 

O restante das autorizações ainda é realizado de forma manual por médicos e enfermeiros auditores, seguindo as diretrizes técnicas. A solução de inteligência artificial irá atuar exatamente nessa parte, em sintonia com a prática adotada pela experiência dos profissionais de saúde da Operadora a fim de uma parcela do que eles analisam seja feita pela Inteligência Artificial e que eles possam se dedicar a questões mais complexas e que agreguem mais qualidade ainda à assistência e utilização do plano.

 

Isso significa menos tempo de espera e uma resposta mais rápida das solicitações.