
Canal de Denúncias oferece confidencialidade e segurança; saiba como acessar
Cemig Saúde reforça compromisso com o respeito e orienta sobre denúncias, que podem ser feitas de forma anônima ou identificada
A Cemig Saúde reafirma seu compromisso em manter um ambiente organizacional pautado pelo respeito, pela ética e pelo diálogo construtivo. Por isso, não admite práticas de discriminação, preconceito, assédio ou qualquer outra forma de comportamento inadequado em seus processos administrativos, assistenciais ou de relacionamento com beneficiários.
Muitas situações de desrespeito no ambiente organizacional podem surgir durante os atendimentos administrativos ou assistenciais. Comentários inadequados, falta de cordialidade e atitudes desrespeitosas não apenas prejudicam o ambiente de trabalho, como também comprometem a qualidade do atendimento. É importante lembrar que, do outro lado, também há alguém trabalhando e que merece ser tratado com consideração.
Para fortalecer esse compromisso, colaboradores e beneficiários contam com o Canal de Denúncias da Cemig Saúde — uma ferramenta segura, sigilosa e acessível, criada para registrar e apurar desvios de conduta, além de garantir a aderência às normas internas, como o Código de Conduta, o Programa de Compliance e Integridade, a Política Anticorrupção e Antissuborno, bem como à legislação aplicável.
A Gerência de Governança e Compliance é a área responsável pela gestão do Canal de Denúncias. Zenaide Bambirra, Encarregada de Dados (DPO) destaca que o recurso é essencial para a promoção de um ambiente íntegro e confiável, em sintonia com o compromisso da Cemig Saúde com a transparência. O registro pode ser feito de forma anônima ou identificada, com total confidencialidade.
“O Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para identificar, prevenir e combater irregularidades, como fraudes, corrupção, assédio e outras práticas antiéticas”, afirma Zenaide.
Como utilizar o Canal de Denúncias:
Colaboradores e beneficiários podem registrar seus relatos de forma anônima ou identificada, por meio dos seguintes canais:
- Telefone: 0800 591 2213 (informe o código nº 201)
- Web: https://canal.ouvidordigital.com.br/canaldedenunciascemigsaude
Denunciar é um ato de responsabilidade e respeito. Se presenciar ou for alvo de algum comportamento inadequado, não se cale e lembre-se sempre de incluir evidências, pois elas são importantes para auxiliar na apuração do ocorrido.
Segundo Zenaide, o sistema garante a confidencialidade e a segurança das informações.
“O sistema de registro das demandas do Canal de Denúncias é gerido por empresa externa e especializada e é permitido que o denunciante faça seu registro de forma anônima ou identificada. Ao registrar a denúncia, o próprio sistema fornece um número de protocolo, que só pode ser acessado pelo denunciante. Todas as informações são tratadas com sigilo e confidencialidade”, comenta.
Segundo ela, o acesso às informações é restrito e os dados só são compartilhados com a Comissão de Ética, que assume o compromisso de protegê-las por meio da assinatura de um Termo de Confidencialidade. As demais divulgações são realizadas apenas de forma estatística, sem qualquer identificação dos envolvidos, assegurando sempre a proteção do denunciante.
5 atitudes para um diálogo mais respeitoso
É bom lembrar que cada colaborador tem um papel ativo na construção de um ambiente ético e acolhedor. Pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença.
Confira cinco formas simples de fortalecer um diálogo respeitoso:
- Mantenha a calma: mesmo diante de situações difíceis, evite elevar o tom de voz e busque soluções construtivas.
- Ouça com atenção: permitir que o outro se expresse é fundamental para uma comunicação efetiva.
- Use palavras gentis: cordialidade e respeito tornam qualquer interação mais positiva.
- Reconheça o outro lado: lembre-se de que todos estão desempenhando seu trabalho e merecem empatia.
- Foque em soluções: em vez de atribuir culpas, busque alternativas que contribuam para resolver os desafios.
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