Entenda os riscos da inadimplência e as carências no retorno ao plano em caso de exclusão
06/08/2025
Entenda os riscos da inadimplência e as carências no retorno ao plano em caso de exclusão

Manter o pagamento do plano de saúde em dia é essencial para garantir acesso contínuo aos serviços de saúde. Quando há atraso, o beneficiário pode ser excluído do plano por inadimplência. Esse processo segue regras definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelos regulamentos dos planos da Cemig Saúde, e traz consequências significativas, como o cumprimento de novas carências em caso de retorno. 

Como ocorre a exclusão? 

De acordo com a Resolução Normativa nº 593 da ANS, a exclusão por inadimplência somente pode ser realizada quando houver, no mínimo, duas mensalidades em aberto, consecutivas ou não. 

A partir de 30 dias de atraso, a Cemig Saúde entra em contato com o beneficiário, informando: 

  • A possibilidade de negociação do débito. 
  • As consequências da inadimplência. 
  • A exclusão do plano, caso a dívida não seja quitada até 60 dias após o vencimento original. 

Importante: o pagamento de apenas um dos boletos mencionados no comunicado de inadimplência não impede a exclusão do plano. 
Para evitá-la, todos os boletos notificados devem ser quitados ou negociados antes que o mais antigo atinja 60 dias de atraso. 

Quais os impactos após a exclusão? 

Com a exclusão, o beneficiário perde acesso à rede assistencial. E, ao solicitar o retorno, será necessário cumprir novas carências, mesmo que a situação seja regularizada no mesmo dia. 

Veja os prazos de carência aplicados no retorno: 

  • 24 horas: para urgência e emergência 
  • 60 dias: para atendimentos ambulatoriais 
  • 300 dias: para parto a termo 
  • 180 dias: para demais procedimentos 

É possível negociar o débito? 

Sim. Beneficiários com 30 dias ou mais de atraso podem negociar suas dívidas com condições facilitadas, evitando a exclusão e todos os transtornos decorrentes dela: 

  • Parcelamento em até 24 vezes 
  • Valor mínimo de R$ 100,00 por parcela 

Durante a vigência da negociação, a contagem do prazo para exclusão é suspensa. Mas, caso as parcelas não sejam pagas, o beneficiário poderá ser novamente excluído e ficará sujeito a ter o nome incluído no Cadastro de Proteção ao Crédito do SERASA. 

Onde negociar? 

Agora você pode negociar seus débitos diretamente pelo aplicativo ou pela Área do Beneficiário da Cemig Saúde. A funcionalidade está disponível na página inicial de ambos os canais e no menu de serviços. 

Ela pode ser utilizada para débitos com vencimento superior a 30 dias. 
Para boletos em aberto com menos tempo de atraso, a consulta pode ser feita na opção 2ª via de boleto, também disponível nesses dois canais. 

Além disso, a negociação continua disponível pelos canais oficiais de relacionamento: 
• Chat no portal Cemig Saúde: www.cemigsaude.org.br 
• Fale Conosco, disponível na Área do Beneficiário ou no aplicativo. 

Importante: em qualquer um dos canais, a negociação somente pode ser feita pelo titular do plano.